A saúde dos rins
O Hospital Nossa Senhora da Oliveira possui um setor exclusivo para cuidar dos pacientes com doenças renais crônicas. É o setor de nefrologia, também conhecido como hemodiálise, prestador de assistência de alta complexidade.
O setor de nefrologia tem estrutura própria, moderna e bem equipada. Conta com o atendimento de dois médicos nefrologistas e equipe de enfermagem especializada.
Com mais de 30 anos de experiência, o setor de nefrologia atende a um número crescente de pacientes de Vacaria e Região. Quando foi fundado, em 1991, atendia apenas 02 pacientes. Hoje, são mais de 90 pacientes. Cada paciente faz 04 horas de sessão de hemodiálise, três vezes por semana.
Breve histórico
1991: Setor de hemodiálise é inaugurado. O Dr. Airto Costanzi juntamente com a Direção do HNSO inscreveram projeto no Banco do Brasil para a conquista de equipamentos. O HNSO recebeu, assim, as duas primeiras máquinas de hemodiálise. Até hoje o médico integra a equipe de nefrologia do hospital, dividindo o cuidado aos pacientes com a Dra. Lenise do Nascimento.
2005: Direção do HNSO inscreve projeto junto ao Ministério da Saúde e conquista 22 máquinas através de Emenda Parlamentar.
2013: HNSO inscreve projetos para conquista e reposição de equipamentos. Novas máquinas foram doadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O que é a hemodiálise?
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.
Como funciona a hemodiálise?
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.
Como funciona a hemodiálise?
A máquina recebe o sangue do paciente por um acesso vascular, que pode ser um cateter (tubo) ou uma fístula arteriovenosa, e depois é impulsionado por uma bomba até o filtro de diálise (dialisador). No dialisador o sangue é exposto à solução de diálise (dialisato) através de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso e devolve o sangue limpo para o paciente pelo acesso vascular.