2. Prevenção de úlcera por pressão
Úlceras por pressão, também conhecidas como úlceras por decúbito ou escara, são lesões de pele causadas pela interrupção sanguínea em uma determinada área do corpo, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado.
Pacientes que apresentam úlcera por pressão ou possuem risco de desenvolvê-las merecem atenção especial em seu período de internação no HNSO. Sabemos que tais úlceras aumentam o tempo de internação e o risco de infecção, portanto, preveni-las é fundamental.
Ao ingressar no HNSO, o paciente internado é avaliado quanto a existência prévia de úlcera ou o risco de desenvolvê-la. A enfermagem elabora, então, um plano de cuidados personalizado conforme a classificação de risco de cada paciente.
Medidas como reposicionamento do paciente, redistribuição da pressão, utilização de materiais como colchão piramidal, almofadas e coxins são adotadas em casos onde o risco de úlcera seja identificado. Outras medidas como inspeção diária da pele, sua manutenção seca e hidratada bem como a adoção de dieta nutricional de refoço podem ser aplicadas. Medidas preventivas e curativas são empregadas a todos os indivíduos vulneráveis, independente da idade.
Medidas padrão:
* avaliação de úlcera por pressão na admissão de qualquer paciente (Escala de Braden)
* reavaliação diária de risco de UPP em paciente internados
Pacientes com risco:
• Inspeção diária da pele
• Manejo da umidade: manutenção da pele seca e hidratada
• Otimização da nutrição e hidratação
• Minimização da pressão (reposicionamento, redistribuição, mobilidade, utilização de colchão e almofadas)
• Medidas preventivas conforme classificação de risco (estabelecimento de plano de cuidados)