Exame que gera imagens em alta definição de estruturas internas do corpo como ossos, órgãos e tecidos, contribuindo para a assertividade dos diagnósticos.
A tomografia produz uma série de imagens transversais que possibilitam estudar e analisar estruturas corporais de forma muito mais precisa e detalhada do que o exame simples de Raio-X.
É bastante utilizada para avaliar fraturas complexas, identificar lesões em órgãos como pulmão, fígado e rins e verificar alterações no crânio como neoplasias (tumores) e acidente vascular cerebral (AVC).
TEMPO DE REALIZAÇÃO
O exame leva, em média, de 15 a 30 minutos para ser realizado. Durante todo o tempo, o técnico em radiologia e equipe de enfermagem acompanham o paciente.
COMO É FEITO
O paciente permanece deitado, enquanto a mesa se desloca lentamente até o arco. Não há contato físico entre o paciente e o arco. O exame é indolor e não produz ruídos sonoros. O tomógrafo capta uma série de fotografias que, juntas, produzem uma imagem tridimensional da área analisada.
ANTES DE FAZER O EXAME (PREPARO)
A tomografia pode ser com contraste. Neste caso, o paciente precisa seguir as instruções de preparo, repassadas no momento do agendamento do exame.
EXAMES CONVENCIONAIS
Tomografia de crânio, tórax, coluna, abdômen, articulações, membros superiores, membros inferiores, vascular (angiotomografia).