Icone de telefone
+55 (54) 3231-7000
Icone de e-mail
hnso@hnso.com.br

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva é uma unidade de suporte avançado de vida. É para a UTI que são encaminhados os pacientes que precisam de especial cuidado durante as 24 horas do dia, sendo constantemente monitorados e assistidos pela equipe especializada.

A equipe que presta atendimento na UTI é interdisciplinar. Além da equipe médica e de enfermagem conta também com a assistência de fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, entre outros.

A Unidade de Terapia Intensiva do HNSO é de média complexidade, tipo 2. Está equipada com monitores complexos (que controlam de forma contínua os sinais vitais como pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação no sangue), ventiladores (que garantem a respiração artificial por meio de máscaras, tubos ou cânulas de traqueostomia) e bombas de infusão (que controlam o gotejamento das medicações endovenosas como soros e antibióticos).

Cerca de 64% dos pacientes admitidos em nossa UTI provêm do setor de urgência e emergência. Pessoas que sofreram infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral (AVC), insuficiência respiratória (DPOC) ou apresentam infecções agravadas e politraumas (vítimas de acidentes de trânsito) são as mais prevalentes. Cerca de 33% dos pacientes provém das internações regulares e do pós-operatório de cirurgias complexas. Os outros 3% são pacientes encaminhados pelas centrais de leitos.

A UTI do HNSO está cadastrada na central de leitos regional e estadual podendo receber pacientes de todo o Rio Grande do Sul nas especialidades que dá suporte.

Todo o trabalho realizado na UTI é orientado pelo médico infectologista Juliano Fracasso que também coordena a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. O HNSO preza pelo rigoroso controle de infecção. Importante: os pacientes na UTI são crônicos, portanto requerem cuidados especiais. Antes de entrar na UTI, siga as orientações da equipe de enfermagem e do Comitê de Controle de Infecção Hospitalar.